Marketing Digital não se resume às mídias sociais

Assim como os conceitos de Marketing e Publicidade são confundidos com uma certa frequência, o mesmo acontece quando falamos de Marketing Digital e Mídias Sociais. É preciso ter em mente que, embora estejam interligados, não são a mesma coisa.

Enquanto o  “marketing tradicional” trata de uma estratégia geral, envolvendo todo o processo de venda e relacionamento entre empresa e cliente, a publicidade é apenas uma parte desse processo que visa tornar pública uma mensagem com intuito de influenciar o comportamento de consumo de um público.

Essa diferenciação também deve ser observada quando falamos em marketing digital e redes sociais. O conceito de marketing não muda, ele apenas se adapta ao ambiente e às plataformas online. Enquanto as redes sociais, assim como a publicidade, atuam como partes fundamentais nesse processo de venda ou divulgação de uma marca, serviço ou produto.

Ainda vale ressaltar que:

Quando falamos sobre estratégias, englobamos um procedimento completo de planejamento, organização, controle e análise. Dentro da etapa de planejamento, é preciso ter definido os canais de divulgação e as ações que deverão ser executadas.

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Conheça outras ações em Marketing Digital e os benefícios que elas podem trazer para seu negócio:

  • Marketing de Busca (SEM): a ferramenta Search Engine Marketing maximiza os resultados através dos buscadores online e possui duas áreas: orgânica, que chamamos de Search Engine Optimizer (SEO) e a paga, a partir dos links patrocinados. Ambos proporcionam maior visibilidade à uma página web, mas a maior diferença é que o ranking nos links patrocinados são definidos pelos anúncios e possui maior controle na busca e avaliação de resultados.

  • Marketing de Conteúdo: é o que vai determinar sua autoridade no assunto. Quanto mais você souber sobre um determinado tema, serviço ou produto, mais reconhecimento e resultados orgânicos você alcança (olha o SEO aqui). Os assuntos devem ser relacionados ao segmento da empresa e podem ter uma conotação mais educativa, informativa ou de entretenimento. Bons exemplos de ferramentas são: blogs, vídeos, e-books, infográficos, pesquisas etc.

  • Email Marketing: é uma ferramenta que possibilita trabalhar o relacionamento com o cliente e também vender exatamente o que ele precisa. Dentre seus benefícios destacamos: Comunicação, Relacionamento e Vendas.

  • Mídias Sociais: ferramenta ideal para as marcas relacionarem-se com clientes. Através dessas mídias, é possível conhecer o comportamento do público-alvo, encontrar suas personas e criar uma maior aproximação. Embora permita anúncios que geram conversões, seu maior benefício é o engajamento.

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