Como o Marketing Digital pode apoiar as empresas na crise?

Com a instabilidade econômica recente, os brasileiros modificaram sua forma de consumo para se equilibrar diante da redução de emprego e crédito. Uma das medidas de economia adotadas é aumentar pesquisas antes de se decidir pela compra. Nesta publicação, você vai entender como o Marketing Digital pode apoiar as empresas na crise, gerando oportunidade de negócios com potenciais clientes. Confira!

A constatação deste perfil de consumo foi realizada pela PWC no relatório Total Retail 2017. No estudo aplicado mundialmente, o Brasil mereceu uma análise particular considerando o impacto da crise econômica na geração de negócios físicos e online. Nesta publicação, trazemos alguns destaques e dicas para utilizar estes dados para otimizar o Marketing Digital das empresas.

Alguns dos números registrados pela pesquisa da PWC:

Hábitos de consumo na crise | Marketing Digital


Como o Marketing Digital pode apoiar as empresas na crise?

Pesquisas antes da compra

Estar visível no Google e nas redes sociais quando seu cliente procurar por seu produto ou serviço é o primeiro passo. É do Marketing Digital a missão de planejar ações que posicionem a empresa e, mais especialmente, as suas soluções no caminho de pesquisa de potenciais clientes.

Exemplos de pesquisas feitas no Google:

  • celular para selfies
  • celular de até R$ 800
  • loja de celular em Maceió

Esses são três exemplos de pesquisas realizadas por quem está buscando um novo celular. Mas como colocar sua empresa entre os resultados de pesquisa para estes termos? Essa é a pergunta que o Marketing Digital precisa responder ao criar estratégias para:

Site (conteúdo e plataforma)

Profissionais de desenvolvimento, conteúdo e SEO identificam as palavras-chaves de maior potencial para seu negócio e estruturam o código do site, categorias e conteúdo das páginas para torna-los mais relevantes para estes termos.

Vale observar que a pesquisa também indica que 30% dos consumidores entrevistados acreditam que sites para dispositivos móveis não são fáceis de usar. Esse dado aponta para a necessidade de investir em usabilidade, experiência do usuário e responsividade nos sites.

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Já os profissionais de compra de mídia observam as palavras-chaves e criam ações para compra-las no leilão do Google e das redes sociais. A ideia é oferecer conteúdo relevante ou um link que facilite a compra de quem já demonstrou esse tipo de interesse.

Busca por ofertas

É papel dos profissionais de Marketing Digital a criação de campanhas focadas em sazonalidades. A oferta é um impulso para estimular experiências frequentes com a empresa. Para acompanhar seu retorno, é preciso contar com monitoramento, landing page e anúncios bem direcionados ao público potencial.

Descontos em comprar de pacotes

Seja no ponto de venda ou direto no site, o Marketing Digital pode apoiar a divulgação de pacotes de compra assim como acontece para quem busca por ofertas. A diferença neste caso é que o site precisa estar preparado para oferecer estes combos. É quando o time de Marketing Digital conversa com a logística e vendas da empresa para ter sucesso na ação.

 

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