Por que anunciar no Google é importante para as empresas?

A compra programada de um produto ou aquisição de um serviço ganhou uma nova etapa com a popularização da internet: a pesquisa. É no Google que seu potencial cliente vai quando deseja pesquisar funcionamento, preço, diferenciais diante dos concorrentes. Por que anunciar do Google se tornou um diferencial competitivo para as empresas? Entenda nesta publicação.

Do celular ou do computador você pesquisa sobre o seu novo smartphone. Neste exemplo, você clica no primeiro resultado e vai em busca das principais análises relacionadas ao custo-benefício desta nova compra. De lá, lê comentários, vídeos, outros sites, fóruns até se decidir. O Google apelidou este como o Momento Zero da Verdade. O ZMot reúne as primeiras impressões do potencial cliente antes de fazer a compra.

Google Adwords - Por que anunciar no Google
Segundo o próprio Google:

A pré-compra se tornou uma parte enorme do comportamento do consumidor. No passado, isso era algo confinado a itens de grande porte como carros ou aparelhos eletrônicos caros ou casas. Agora as pessoas se envolvem na descoberta antes de comprar até mesmo coisas muito banais.

Estar no Google é só para quem vende online?

Não! Como podemos ver, o comportamento de consumo se alterou com o avanço do 4G e do Wi-fi. A partir de um estímulo fora da internet, as pessoas seguem para pesquisar. Por isso, lojas físicas ou prestadores de serviço também precisam aparecer na pesquisa de seus futuros clientes. Ao ser notados, conseguem estabelecer um relacionamento que costuma levar até a venda.

Alguns estímulos que levam a pesquisa no Google antes da compra

  • Anúncios na televisão
  • Correspondência em casa
  • Anúncio em jornal e revistas
  • Emails promocionais
  • Anúncios na internet
  • Outdoor

Por isso, é importante mapear os termos de pesquisa relacionados a jornada de compra do potencial cliente. É de posse dessas informações que nascem estratégias para aparecer no Google de forma orgânica e paga. De gênero alimentícios a carros, todos os segmentos empresariais são afetados pela internet e às estratégias feitas por seus concorrentes. A experiência do mundo físico se relaciona com as publicações vistas em redes sociais e nas pesquisa do Google formando opinião de compra. Estar no caminho de pesquisa do potencial cliente é uma decisão estratégica para todo empreendedor e profissional de Marketing.

Algumas formas de aparecer no Google

 Orgânicas

SEO - Como aparecer no Google de forma orgânica

SEO

As estratégias de Search Engine Optmization (SEO) entram na categoria orgânica porque a empresa não paga ao Google para aparecer entre os melhores resultados. Este posicionamento é resultado de um plano estratégico focado em produzir artigos  realmente relevantes para as pesquisas. O Google categoriza os posts por centenas de critérios. Alguns deles: título, conteúdo, linkagem entre outros.


Google Maps - Por que anunciar no GoogleGoogle Maps

Cadastrar a empresa no Google Maps é uma forma de aparecer rapidamente para o público que já a conhece. Assim fica mais fácil encontrar o endereço do ponto do venda e as direções para alcança-lo.


Google Meu Negócio - Por que anunciar no GoogleGoogle Meu Negócio

Gratuito, o cadastro no Google Menu Negócio (Google Business) é uma evolução do perfil do Google Maps. Devidamente identificada, a empresa consegue dar publicidade aos serviços prestados, horário de funcionamento, avaliações de clientes e site .


Google Indoor - Por que anunciar no GoogleGoogle Indoor Lojas

Já utilizado por centros de compras, como galerias e Shoppings, o Google Indoor substitui os totens de localização que costumam ficar instalados nos andares. Direto do celular, e antes de chegar à loja, o cliente consegue localizar o ponto de venda desejado, seu andar e percusso necessário para alcança-lo.


Como anunciar no Google: exibição paga

 

Google Adwords - Rede de Pesquisa - Por que anunciar no GoogleRede de pesquisa  | Compra de palavras-chaves pesquisadas 
Exemplo: Smartphone XYZ

Como funciona: toda vez que alguém em Alagoas pesquisar no Google por “Smartphone XYZ” vai aparecer um anúncio da sua empresa com um artigo (texto) relacionado. A depender da verba e configuração da campanha, a posição pode se alternar.


Google Adwords - Rede de Display - Por que anunciar no GoogleRede de Display | Banner em sites parceiros

Como funciona: o profissional de mídia vai fazer uma seleção de tópicos e sites para exibir o seu banner em espaços com maior possibilidade de clique. Para isso realiza segmentações que consideram palavras-chaves, monitoramento do site e remarketing.


Google Shopping - Por que anunciar no GoogleGoogle Shopping | Produtos direto na pesquisa do Google
Como funciona: ao pesquisa por “Smartphone XYZ”, o consumidor verá título, foto, preço, nome da loja e link para o seu site. Essa é uma das formas de anúncios de lojas online.


Google Adwords - Youtube - Por que anunciar no GoogleYoutube | Vídeos e banners no 2º maior buscador do mundo
Como funciona: o analista de mídia faz uma seleção de temas e canais em que está o potencial cliente. Nesses locais, anuncia vídeos ou banneres em áreas pré-determinadas. Assim, seu vídeo do Smartphone pode aparecer antes de um vídeo de gamer ou de uma resenha de um site de tecnologia.


Google Adwords - Aplicativos - Por que anunciar no GoogleAplicativos | Seu aplicativo na loja do Google
Como funciona: para destacar o aplicativo em meio às muitas opções do Google Play, sua empresa pode criar uma campanha com foco em downloads por lá. Assim, os usuários em potencial verão anúncios do aplicativo e indicação para baixa-lo dentro de outros aplicativos.


 

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