Do que sua empresa precisa para criar um site profissional?

Do que sua empresa precisa para criar um site profissional

O site é a casa da empresa na internet. Fazer essa analogia ajuda a entender a importância de planejar com cuidado cada fase de sua construção. Se você quer saber o que sua empresa precisa pra criar um site profissional fique por aqui.

Nesta publicação vamos tratar:

  • Definição de objetivo
  • Estrutura do site
  • Layout
  • Sistema de gerenciamento
  • Conteúdo
  • Hospedagem

Confira quais são as etapas para criar um site profissional:

1 – Estabelecer objetivo e responsável pelo projeto

Estabelecer objetivo e responsável pelo projeto

O primeiro passo para a construção de um site profissional é definir qual o objetivo do site para a empresa e, especialmente, quem será o responsável por consolidar as aprovações. Essas duas definições aceleram o projeto e facilitam a comunicação da ideia para os desenvolvedores.

Confira alguns dos principais objetivos para criar um site para empresas:

  • Ser encontrado pelos clientes no Google
  • Gerar contatos via site (formulários, chat etc)
  • Permitir compras online

2 – Definir Informações necessárias (Mapa do site)

Mapa do site

O representante da empresa precisa ter clareza de quais são as informações indispensáveis para atender ao objetivo. Esse é o ponto de partida para alinhar a expectativa com o time responsável pela criação do site.

A estrutura de um site institucional básico possui:

  • Página inicial
  • Sobre a empresa
  • Serviços
  • Clientes
  • Contato

Depois de ter clareza sobre os itens básicos, o time responsável pela criação do site vai fazer uma análise e propor novas funcionalidades, se forem relevantes para o projeto. Demanda que aparece no chamado mapa do site. É na fase de arquitetura do site que se define, por exemplo, a disposição dos elementos e recursos de navegação necessários.

3 – Layout: customizado ou template?

Layout: customizado ou template

Seu site será personalizado ou vai contar com modelos de referência (templates)? Essa escolha fará diferença no orçamento e no posicionamento desejado por sua empresa na internet.

Quanto mais personalizado o visual do site, mais investimento criativo será necessário. O que significa que o orçamento também ficará mais alto. Portanto, se sua empresa tem valores como inovação, diferenciação no mercado e clientes com intenso uso da tecnologia a construção de layout customizado se torna uma necessidade.

Observe estes parâmetros para ter clareza se está na hora de solicitar um layout totalmente personalizado ou se uma solução baseada em modelos prontos (template) atende ao momento da empresa.

4 – Definir sistema de gerenciamento

Definir sistema de gerenciamento

Uma casa precisa de manutenção e pequenas reformas para se adequar às mudanças do tempo ou dos donos. O mesmo acontece com o site. Garanta que as páginas da sua empresa serão construídas em cima de um gerenciador de conteúdo fácil. Assim você poderá atualizar as áreas de texto e imagem, sem precisar de um programador para isso.

Aqui na id5, nós seguimos as boas práticas de desenvolvimento de sites e utilizamos o WordPress, CMS livre, para personalizar a experiência dos nossos clientes.

5 –  Conteúdo: quem será responsável pelos textos e imagens do site

Responsável pelos textos e imagens do site

Um dos principais motivos de atraso na entrega de site é a falta de conteúdo (textos e imagens) adequado para o layout aprovado.

Caso sua empresa não possua redatores e fotógrafos especializados em conteúdo para web, contrate estes serviços assim que aprovar o layout. Os responsáveis terão o tempo necessário para coletar a aprovar as informações sem gerar atraso na publicação do projeto.

6 – Definir onde o site será hospedado

Definir onde o site será hospedado

Este aqui é um assunto técnico, mas muito relevante para os clientes que desejam criar um site profissional.

Assim como o site é a sua casa na internet, a hospedagem é o aluguel que você paga para ter uma via de comunicação com a internet.

Há inquilinos que prezam pelo seu terreno e há outros que permitem invasão. No servidor de hospedagem é a mesma coisa. Por isso, na hora de escolher o servidor de hospedagem preocupe-se com:

  • Estabilidade: seu site precisa estar no ar sempre que procurarem. Peça ao seu desenvolvedor para fornecer os recursos necessários e só contrate a hospedagem com a certeza de que o plano escolhido atende às necessidades.
  • Segurança: quanto mais barata a hospedagem, mais vulnerável à vírus e invasões ela fica. Preocupe-se com o sistema de backup das suas informações e certifique-se de a empresa possui um plano de segurança para lidar com vulnerabilidades.
  • Plano de crescimento: toda empresa que nasce quer crescer. Quanto mais acessos no seu site (interno ou externo), mais recursos serão necessários. Por isso, saiba antes quanto sua empresa irá pagar para custear este crescimento.

Precisa de ajuda para criar um site profissional?

Fale com um de nossos consultores e entenda porque somos a agência digital que mais produz sites em Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *