Métricas de vaidade ou de negócio? Entenda a diferença!

Métricas de Vaidade ou Métricas de Negócio

Likes, comentários, compartilhamentos. Talvez você já saiba que estes indicadores são conhecidos como métricas de vaidade. Nesta publicação nós vamos explicar porque recebem essa classificação e qual a melhor forma de mensurar métricas de negócio nas mídias sociais.

Nem tudo que parece é!

Esse ditado popular ajuda a entender porque os números que ficam expostos nas mídias sociais tornam-se irrelevantes para profissionais dedicados à mensuração de resultados de negócio.

Calma! A gente sabe como é bonito receber reconhecimento pelo trabalho. Quem atua com publicações para Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin também. É ótimo ver subir os fãs, likes, compartilhamentos e todas os índices que geram comparação direta com outros perfis. Mas esses dados não são suficientes.

O que são métricas de vaidade?

Se formos resumir: métricas de vaidade são as informações coletadas e acompanhadas por profissionais, mas que não ajudam a tomar decisões de negócio.

Isso não significa que são métricas para ignorar. Elas ajudam a melhorar o conteúdo, a linguagem, a gerir a reputação da marca. Mas não são elas que indicam se o negócio vai bem ou precisa de correção.

A única excessão  é se você é dono ou gestor de um veículo de mídia (influenciador digital, jornal, revista, site jornalístico). Para estes casos, as métricas de vaidade somadas à mensuração da audiência são meios para conseguir patrocínio.

Veja alguns problemas de centrar as análises nas métricas de vaidade

Para a maioria das empresas (indústria, produto ou serviço), as métricas de vaidade podem desviar o olhar de melhorias fundamentais. Veja um exemplo:

Fãs: o alto volume de fãs significa que mais pessoas encontraram seu perfil e querem receber seu conteúdo. Mas isso não significa que elas são potenciais clientes. Também não significa que irão receber seus próximos conteúdos.

Vale explicar: o Facebook reduziu a menos de 3% a divulgação espontânea de conteúdos para a linha do tempo de quem segue páginas. O que significa que ficou mais difícil propagar sua mensagem sem anúncios por lá. O mesmo vem acontecendo com o Instagram.

Como mensurar o impacto das mídias sociais com métricas de negócio?

A melhor forma de mensurar a sua presença nas mídias sociais é relacionar os dados com os objetivos de negócio. E aí vale recuperar o que falamos para criação de sites e relembrar que as empresas estão na internet com 3 principais objetivos.

  • Ser encontrada pelos clientes
  • Gerar contatos de potenciais clientes
  • Permitir compras online

No caso das mídias sociais, ao invés do número de likes, seguidores, compartilhamento e comentários, será mais útil ter um relatório que aponte o alcance e sua relação com o negócio. O melhor é responder perguntas como:

  • Quantas pessoas foram atingidas por suas publicações no período analisado?
  • Quantas pessoas saíram da mídia social e visitaram determinada página do seu site?
  • Quantas pessoas assistiram até 75%, ou seja, viram quase todo o vídeo postado?

Perceba que estas informações são restritas ao administrador das páginas. O que reafirma nossa percepção de quem nem tudo que parece é (relevante).

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