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Assistentes virtuais na transformação do seu negócio

Os assistentes virtuais são uma das principais apostas da tecnologia para surpreender o mundo dos negócios. Eles são capazes de otimizar a comunicação da sua empresa com clientes e garantir mais resultados.

assistentes virtuais

Antes de contextualizar, quero que responda a seguinte pergunta. Você já parou para analisar quantas coisas conseguimos fazer com um simples toque no celular?

São inúmeras as possibilidades, não é.

A tecnologia tem ajudado várias empresas na automação dos seus processos, pois acompanha de perto as novas exigências do mercado. E vê o atendimento ao cliente como umas das partes mais valiosas das empresas.

Por exemplo, se você tem um iPhone, certamente já conversou com a Siri em algum momento. Mas se você usa um celular com Android, aposto que já falou com Google solicitando alguma de suas funções.

A Apple e o Google, tornaram ágil e eficiente seu suporte ao cliente, disponibilizando-os a um clique nos celulares dos usuários. Hoje, várias empresas estão buscando novas tecnologias para fortalecer seu suporte, e diminuir os dois maiores e mais persistentes desafios do atendimento, a perda de clientes e o tempo de resposta.

Um exemplo, é a área de gastronomia que tem usado a inteligência artificial nos deliverys.

Segundo a pesquisa da Oracle aproximadamente 36% dos entrevistados já consideravam que o atendimento com assistentes virtuais melhoraria a sua experiência.

Afinal, existe diferença entre chatbot e assistentes virtuais?

Nada melhor do que iniciar com a definição desses dois termos.

O chatbot é um robô (bot) que interage por chat, e pode ser implantado em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. E normalmente são usados no suporte ao cliente e na automação de vendas.

Já os assistentes virtuais são comandados por voz ou texto e respondem de acordo com a disponibilidade da informação na internet ou dispositivo móvel.

As soluções mais conhecidas são Siri, Alexa, Cortana e Google Assistant, presentes em nos smartphones, tablets e computadores.

É fácil confundir assistentes virtuais com chatbots. Os assistentes virtuais é um tipo avançado de chatbot, que pode lidar com interações mais complexas de maneira conversacional. Mas nem todos os chatbots são assistentes, pois são programados para executar apenas tarefas repetitivas.

Veja mais no post Chatbot: o que é, e quais os benefícios para sua empresa

Assistentes virtuais são o futuro ou o presente da Era digital?

Os robôs estão por toda a parte, desde do atendimento até a execução de tarefas automatizadas. Eles transformam os negócios e criam uma nova cultura de interação entre usuários e marcas.

Por isso pergunto a você, será que assistentes virtuais são o futuro ou o presente da Era Digital?

Para nós, já são o presente.

As empresas precisam de ferramentas que tragam resultados rápidos, e o chatbot traz agilidade e organização nos processos diários.

Assistentes virtuais na transformação de negócios

Depois de ler boa parte do conteúdo, você já percebeu como o chatbot está ligado ao marketing e vendas das empresas?

Acredite, ele pode ser uma excelente aposta para impulsionar seus resultados.

É possível utilizá-lo na captura e nutrição de leads, para suas estratégias de inbound e outbound marketing.

Imagine que durante uma conversa, seu chatbot pode identificar preferências da pessoa. O que gosta de fazer, idade, cor preferida, etc. Essas informações são úteis na hora da equipe de marketing produzir e enviar conteúdos mais personalizados, engajando e guiando o lead durante a jornada de compra.

Lembre-se que seu cliente procura cada vez mais por praticidade e, ao ser bem atendido, as chances de voltar são muito maiores.

Mas atenção! Como o primeiro contato pode ser feito por meio de um chatbot, é preciso se dedicar na construção de boas respostas automáticas. Já que o objetivo é manter uma conversa próxima e não robótica.

Os benefícios dos assistentes virtuais de hoje

As empresas estão encontrando muitos benefícios no uso de assistentes digitais, especialmente para melhorar a eficiência e fornecer melhor assistência a seus funcionários e clientes.

Ao usar assistentes virtuais, uma empresa pode:

  • Economizar – Os assistentes permitem que as empresas se conectem com clientes e funcionários de maneira pessoal, sem o tempo e as despesas dos representantes ao vivo. Ao cuidar de tarefas redundantes ou reduzir o tempo necessário para executar tarefas essenciais, os assistentes virtuais liberam a equipe para realizar um trabalho mais crítico.
  • Evitar erros – Eles podem antecipar eventos futuros e emitir lembretes,por exemplo, informando aos usuários que precisam enviar um formulário ou que o prazo está chegando para um relatório.
  • Escalar à vontade – Ao implementar um assistente, uma empresa pode fornecer serviços humanizados, personalizados e proativos a milhões de pessoas ao mesmo tempo, e aumentar ou diminuir à vontade.
  • Aprenda durante a jornada – Os assistentes virtuais coletam informações em tempo real, que as empresas podem usar para melhorar continuamente a experiência do usuário e aprender sobre seus clientes e funcionários.

Fonte: Oracle

Crescimento de buscas por voz

Não há dúvida de que a pesquisa por voz chegou para ficar. É um dos assuntos mais debatidos no mundo, junto ao uso de assistentes virtuais.

Seja na própria plataforma do Google ou em aplicativos, o objetivo é auxiliar o usuário a realizar ações com mais rapidez.

O que mudou o comportamento do consumidor e trouxe novos desafios para os profissionais de marketing.

De acordo com o levantamento do Gartner Group, empresas que detém comércio digital devem aumentar suas receitas em 30%. Elas precisam redesenhar seus sites para suportar pesquisas visuais e por voz até 2021. Ou seja, as empresas que se dedicarem em dar o que o público procura, irão se destacar da concorrência.

Leia também as outras Tendências do Marketing Digital para 2020 no mundo dos negócios

Acelere a sua jornada de compra

Além de sua utilização nos aplicativos de mensagens, os assistentes virtuais também podem ser implantados na sua página web.

Dependendo do seu negócio, o cliente pode realizar a compra 100% por meio do chatbot, mas também é aconselhável que um atendente humano assuma o controle em vendas mais complexas.

Agora que você sabe como os assistentes virtuais podem beneficiar seu negócio e sua rotina diária. Procure uma empresa especialista e veja qual robô vai atender melhor às suas necessidades.

Aqui, na id5, somos responsáveis por levar transformação digital a empresas dos mais diversos setores.

Entre em contato e saiba mais sobre o chatbot e outras estratégias digitais.

Até a próxima!

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