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Chatbot: o que é, e quais os benefícios para sua empresa

Com a constante evolução social, o chatbot surge como uma oportunidade de melhoria no relacionamento do novo modelo de consumidor.

A necessidade de inovação, por parte de empresas é cada vez mais urgente, principalmente no setor de atendimento. Onde os clientes exigem respostas rápidas, assertivas e inteligentes.

Chatbot

A evolução tecnológica trouxe mudanças relevantes para quem trabalha no mundo online.

Sua empresa precisa acompanhar essa transição e priorizar a transformação digital, que surgem cada vez mais rápido mundo afora.

Nesse contexto, investir em chatbots é a grande sacada das empresas que buscam evolução no relacionamento com os clientes.

Neste post, vou mostrar como a vale a pena começar a se organizar e identificar as alternativas para contar com os benefícios desse recurso. Mas antes, para quem não conhece, vamos sobre o que são os chatbots.

O que é Chatbot?

Chatbot é um software que se comporta como um robô inteligente, e interage com as pessoas por meio de mensagens em diferentes aplicativos e ferramentas.

Eles são capazes de conduzir uma conversa facilmente com seus clientes na internet, mostrando soluções, e prestando um suporte de qualidade. Além disso, potencializam a captura de leads e melhoram o resultado das vendas.

Não é por acaso, que eles têm alcançado cada vez mais popularidade.

Uma pesquisa realizada pela Gartner estipulou que até o final de 2020, 85% das interações entre empresas e marcas serão realizados através de chatbots. Esse dado mostra a eficiência desta tecnologia, e o quanto as empresas estão dispostas a investir em experiência do cliente. É uma tendência com forte presença nos negócios, devido a sua eficácia e agilidade no atendimento ao cliente.

Através desta ferramenta, é possível automatizar processos repetitivos e burocráticos, deixando os atendentes livres para resolver problemas mais complexos.

Quais os principais benefícios para usar um chatbot na empresa?

O chatbot já fazem parte do dia a dia das pessoas. Eles trazem notícias, permitem fazer pedidos em deliverys, encontram as melhores ofertas, e até dão conselhos amorosos ou financeiros. Todos de alguma forma, buscam aprimorar a experiência do cliente.

Um chatbot pode ser usado em muitos setores dentro de uma empresa para automatizar processos repetidos e dúvidas frequentes. Além disso, os bots estão disponíveis 24 horas, o que permite que o seu cliente consiga, por exemplo, abrir um chamado a qualquer momento para resolver algumas demandas mais simples, sem a necessidade de um funcionário.

Porém, é claro, ele não pode substituir o atendimento humanizado. Existe problemas complexos, que só pessoas conseguem resolver.

Atendimento automatizado

Você gosta de esperar no telefone para obter uma informação?

Aposto que não.

Foi-se a época, que as pessoas tinham paciência em esperar horas por um atendimento, quando a telefonista pedia “aguarde mais um minuto, por favor”.

Segundo pesquisa da Microsoft, 59% dos brasileiros estão dispostos a esperar até 5 minutos quando entram em contato com o atendimento de uma empresa. Porém, quando questionados sobre esperar mais do que 10 minutos, a porcentagem cai para 7%.

Depois do surgimento da internet, as pessoas estão acostumadas a obter informações quase instantaneamente e buscam soluções práticas, rápidas, e que resolvam o seu problema.

Para melhorar o relacionamento e garantir mais conversões para a sua empresa, acompanhe essa mudança de comportamento e automatize o seu atendimento.

O chatbot pode impactar nas vendas da sua empresa

Além de estratégias de atendimento, o chatbot pode ser programado para adotar uma postura de vendas. Eles conseguem capturar leads, apresentar promoções e fazer um contato de pré-venda, despertando o interesse dos clientes pelos produtos.

Se a sua empresa utiliza os chatbots nas ações de marketing de conteúdo, sabe o quanto ele é eficiente em qualificar os seus leads.

A vantagem do chatbot sobre os formulários é que os robôs têm uma atitude ativa, chamando o visitante para uma conversa ou apenas oferecendo ajuda para quem entra no site. Já os formulários são passivos, pois precisam que o visitante vá até lá para preenchê-los. Muitas vezes, a pessoa pode não ter paciência ou tempo de fazer isso, e preferem ser estimuladas por uma conversa.

Aumento na geração de leads

Como falei, esse tipo de tecnologia ajuda as empresas na geração de leads, ao capturar dados de contato do usuário. Além disso, os qualifica ao responder dúvidas, e ao oferecer conteúdo de qualidade.

Com os leads qualificados fica mais fácil, fechar uma venda futura. Eles passam a confiar mais na sua marca e a indicar você aos amigos.

Esse benefício é de extrema relevância para quem deseja alcançar melhores resultados.

Compartilhar informações com a equipe

Sejamos honestos!

Ninguém gosta de fazer trabalho repetitivo, em um curto período de tempo.

Os chatbots ajudam a automatizar as tarefas, que devem ser feitas com frequência e no momento certo da execução. Isso diminui, e até elimina a possibilidade de erros. Além de ajudar as pessoas a economizarem tempo e aumentarem suas produtividades.

Assim, você pode criar respostas automáticas para pessoas, ou melhorar a comunicação entre a equipe, principalmente para quem trabalha com freelas ou home office.

Personalização da tecnologia

Os chatbots são ferramentas baseadas em inteligência artificial, capazes de processar um grande volume de informações com rapidez.

Graças a esse recurso, é possível administrar as ligações telefônicas e personalizar os atendimentos, tornando a experiência do cliente em única.

O chatbot que o seu negócio precisa

A inteligência artificial podem ser utilizadas para uma série de finalidades.

No caso do atendimento ao cliente, o chatbot fornecem informações essenciais sobre produtos, detalham pedidos, esclarecem dúvidas, e propõem soluções para os problemas do público-alvo. Eles são bons aliados para sua marca, em um mercado cada vez mais competitivo.

Se você utilizar o chatbot no atendimento da sua empresa, ele vai transformar seu negócio. Seus clientes vão confiar mais na sua marca e a indicar você aos amigos, por estarem satisfeitos.

Você gostou dos benefícios que chatbot pode trazer para o seu negócio?

Potencialize o seu atendimento e comece a conquistar mais clientes.

Nós estamos prontos para apoiá-lo na implantação de chatbots. Venha falar com a gente!

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