CMS: por que ter um gestor de conteúdo?

Ilustração para CMS

Atualizar o site em tempo real, com total segurança e praticidade. Esses são alguns dos principais benefícios de um CMS – sigla em inglês para Content Management System, livremente traduzida para gestor de conteúdo.

O sistema, acessado por meio de uma área privada do próprio site, facilita a publicação de páginas, fotos, textos e vídeos num ambiente de fácil navegação. Um dos mais famosos é o WordPress. Livre de licenças (open source), a plataforma recebe contribuições de uma comunidade mundial de desenvolvedores que compartilham as inovações de uso e atualizações de segurança.

Adaptada ao projeto (blog, site institucional, portal corporativo) pela empresa de tecnologia, o CMS permite inúmeras customizações. Gerenciamento de tarefas, comércio eletrônico e newsletter são algumas delas. Destaque também para o suporte a múltiplos usuários, que facilita o processo entre produção, revisão e agendamento das publicações por pessoas diferentes.  O administrador do sistema também pode criar conteúdos restritos, acessados por login e senha.

Além da autonomia, o gestor é desenvolvido para ampliar a visibilidade do conteúdo nos buscadores, a partir da aplicação de algumas técnicas de SEO. Bem cadastradas e atualizadas com frequência, as informações têm mais chances de serem encontradas por quem acessa o Google, Yahoo, Bing na busca por expressões relacionadas. Ao ser atraído pelo conteúdo relevante, o visitante se transforma em cliente potencial do negócio. Primeira das muitas conquistas de quem deseja manter um espaço qualificado na internet.

 

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