Close

Blog


Coronavírus: Adote o trabalho home office como prevenção

O avanço do coronavírus no Brasil tem feito muitas empresas aderirem ao modelo de trabalho home office. Instituições públicas e privadas reagiram com planos emergenciais e suspenderam suas atividades. Entre as alternativas adotadas está o incentivo de trabalhar em casa, devido os riscos de contágio da pandemia.

Assim, a id5 conscientemente agiu. Liberamos nossos colaboradores para trabalhar remotamente e evitar que o novo vírus se espalhe ainda mais por nossa cidade.

coronavirus

O trabalho remoto é uma novidade para algumas empresas, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças. Exige rotina e disciplina para seguir uma programação planejada.

Trabalhar remotamente tem algumas vantagens, mas também algumas armadilhas que podem atrapalhar ou impedir sua produtividade.

O que é home office e como funciona?

Home office é um termo emprestado do inglês, que descreve o trabalho remoto realizado em casa. Já trabalho remoto, é toda atividade empresarial feita a distância. Pode ser realizada de qualquer lugar, seja de casa, em um café, no hotel, em um coworking, por exemplo.

Esse modelo reúne diversas vantagens, mas nem todo mundo está preparado para trabalhar em casa, e nem toda empresa está pronta para essa adesão.

No trabalho remoto as metas, tarefas e atividades continuam sendo as mesmas e o profissional precisa ter as mesmas habilidades e necessidades de quem vai ao escritório todo dia.

Se você já adota essa prática, provavelmente conhece algumas das dicas que vamos dar aqui neste post. Se não, vale a pena ficar atento a elas, antes de se ausentar do escritório.

Prepare seu local de trabalho

Tem um local na sua casa que é possível realizar as atividades sem interrupções ou contratempos?

Certifique-se de que você tem a infraestrutura necessária para a realização do trabalho, como computador, internet, impressora e ferramentas funcionais, por exemplo. Além disso, veja se você vai ter acesso remoto aos documentos de trabalho como relatórios e planilhas, eles são utilizados na execução das suas atividades.

Aqui na id5 utilizamos o Google Drive e seus documentos. Além de ser uma ferramenta gratuita, pode ser acessado à distância, fazer alterações nos documentos e compartilhá-los através da nuvem.

É melhor gastar um tempo se preparando do que prometer para seu líder que você vai conseguir trabalhar “normalmente” em casa e descobrir, no último minuto, que você não tem como cumprir a promessa.

Estabeleça uma rotina, planeje seu expediente

Alinhe seus horários de início e fim de trabalho com a empresa.

Mantenha o hábito de acordar na hora de costume. Tomar café da manhã e vestir-se confortavelmente. Além disso, faça pausa para o almoço.

Na empresa, você não cumpre oito horas ininterruptas por dia. Continue com sua rotina diária, da mesma forma. Tome um cafezinho, caminhe para esticar as pernas e converse com seus colegas, através do WhatsApp e Hangout.

Aqui na id5 fazemos assim, e organizamos nosso trabalho em tickets. Lá registramos toda hora disponibilizada na realização da tarefa, para nosso time se planejar adequadamente.

Esta rotina ajuda o cérebro a entender que tem metas de trabalho para cumprir, essenciais a sua produtividade.

Foque no trabalho e tenha disciplina

Não deixe as tarefas para depois só porque está em casa. Foque nos jobs e termine-os.

O importante é não se deixar levar por essas pausas, e evitar atividades que você não faria no trabalho. Como por exemplo, jogar videogame, ver um vídeo no YouTube ou assistir um episódio de uma série no Netflix.

Nossas casas são cheias de tentações que podem acabar com a produtividade. No começo pode ser difícil, mas, com o passar do tempo, você terá resultados melhores ao manter-se focado.

Converse com seus familiares

Converse com as pessoas da sua casa como funciona o modelo de trabalho.  Nesse horário de “expediente”, eles devem considerar que você não está por perto.

Sim, é difícil especialmente para as crianças pequenas entenderem isso. Mas é preciso tentar, ou você não vai conseguir trabalhar.

Adapte-se aos novos hábitos

O coronavírus está impondo um novo ritmo nas relações de trabalho do mundo. É necessário se adaptar aos novos hábitos para manter a produtividade e conter o temor causado pelo coronavírus.

Daqui para frente o home office estará cada vez mais presente no mercado de trabalho, as vantagens são inúmeras: diminui custos, aumenta a qualidade de vida e a produtividade. Se bem implantada e gerenciada, com certeza todos tem a ganhar!

Caso sua empresa tenha decidido trabalhar remotamente, pense em como se manter produtivo em casa. Mais não esqueça de se prevenir contra esse mal.

Existem cinco cuidados que você deve praticar para manter o vírus longe da sua casa:

  • Lave as mãos;
  • Use máscaras de proteção adequadamente;
  • Verifique a temperatura do seu corpo regularmente;
  • Evite grandes multidões como shoppings, eventos ou estádios de futebol;
  • Nunca toque seu rosto com as mãos sujas. Lave-as e passe o álcool gel.

Agora que você já sabe como se prevenir do coronavírus, aplique às ações de prevenção na sua rotina e da sua família.

Já acompanha a id5 nas nossas redes sociais?

Estamos no FacebookLinkedInTwitter e Instagram. Siga-nos!

Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nosso Blog

Confira nossos artigos e notícias sobre tecnologia e marketing.

Newsletter

Assine e receba todas as novidades sobre nossos produtos, promoções e notícias de marketing digital.

Certificações

Associados

Parceiros

Nosso WhatsappNosso Whatsapp