Esteja atento para não cair nos golpes da internet

Internauta pode se deparar com vários tipos de golpes na rede

Nunca forneça informações pessoais por meio de e-mails encaminhados a desconhecidos

A criatividade na internet é uma realidade da qual ninguém pode duvidar. Seja por meio de textos, imagens ou vídeos, as informações e o bom humor estão por todo lugar. Mas nem tudo é feito para o bem. Pessoas mal intencionadas também estão soltas na rede em busca de vítimas. Os golpes aplicados por meio eletrônico são um exemplo disso. Eles vão desde o envio de boletos falsos a solicitações de dados confidenciais. Essas armadilhas podem trazer sérios prejuízos para os negócios.

Diversas mensagens virtuais enviadas por desconhecidos costumam lotar os e-mails corporativos e pessoais. Por isso, estar atento ao que circula pela rede e, em especial, nas caixas de entrada, é fundamental para garantir a segurança das informações e o sigilo das transações profissionais.

Nem tudo o que chega pela rede através de um remetente desconhecido se configura em golpe, é verdade, mesmo assim, os cuidados devem ser redobrados entre os empresários e colaboradores ao abrir um e-mail. Uma das formas mais comuns de cair nesse tipo de armadilha virtual se dá por meio da solicitação de dados pessoais. Com o argumento de que é preciso fazer a atualização de algum cadastro ou renovação de um eventual serviço que tenha sido contratado, os golpistas se apossam de informações privilegiadas.

Basta passar a senha (do e-mail ou do sistema contratado) para que todo o trabalho à frente da corporação fique comprometido, afinal, é por meio do correio eletrônico que muitos contatos e decisões são efetivados. Ao receber uma mensagem desse tipo, não hesite em mandá-la para a lixeira. O envio, por parte dos golpistas, de boletos não solicitados também é uma prática muito comum. Esteja atento ao fato de que raríssimas empresas entram em contato com o cliente para solicitar dados confidenciais pela internet.

Prejuízos milionários

Analisando essas situações, parece até impossível que alguém caia nesses tipos de situações, mas não é. Ser vítima de golpes é mais comum do que se possa imaginar. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Microsoft com 10 mil internautas de 20 países do mundo. Ela mostrou que os prejuízos causados pelas ações maldosas na internet chegam a US$ 5 bilhões de dólares por ano. No brasil, 14% dos entrevistados responderam que já foram vítimas.

 Ao abrir a caixa de e-mails e visualizar as mensagens recebidas, lembre-se que não existe vida virtual 100% segura. Assim como acontece na vida real, lidar com o que lhe é estranho pode ser bastante perigoso. Fique alerta e garanta a proteção do seu patrimônio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *