G Suíte: Saiba como passar pelas mudanças no pacote empresarial

O Google anunciou algumas mudanças no seu pacote de aplicações empresariais, o chamado G Suíte. Agora com o nome Google Workspace, a plataforma integra todos os aplicativos de produtividade como: planilhas eletrônicas, formulários, apresentações, editor de texto, agenda, e-mail, chat e chamada de vídeo, com os recursos do serviço de nuvem, segurança e suporte 24 horas, em um único lugar.
Com foco no trabalho remoto das equipes, o Google Workspace é uma ferramenta necessária para trabalhar de modo integrado em qualquer dispositivo, e promove a colaboração e aumento da produtividade do time.
Confira as principais mudanças no pacote empresarial da plataforma neste post.

g suite

Vantagens do G Suíte (Google Workspace) para os negócios

Para entender se o Google Workspace vale a pena é importante saber o que ele pode agregar no ambiente de trabalho.

Listamos abaixo algumas vantagens:

  • É fácil fazer login – O usuário precisa apenas de um único login para acessar todas as ferramentas, sem precisar baixar nenhum programa.
  • Personalização do domínio do e-mail – Um e-mail corporativo demonstra mais profissionalismo e ajuda os funcionários a separarem mensagens de trabalho das pessoais.
  • Capacidade de armazenamento no Drive – O armazenamento por usuário é superior ao do plano gratuito. Dessa forma, as empresas podem escolher a melhor forma de gerenciar o espaço na nuvem e até escolher a opção ilimitada para não se preocupar com espaço.
  • Colaboração em tempo real – É possível que várias pessoas acessem simultaneamente o mesmo arquivo, façam comentários e sugestões de alterações que ficam arquivadas no histórico de atualizações do documento.
  • Proteção de dados das equipes – Preservar essas informações é importante para casos em que é preciso fazer alguma pesquisa.
  • Usar de vários tipos de dispositivosComo o sistema funciona online, ele pode ser usado de computadores, notebooks, smartphones e tablets. A equipe ganha mobilidade e agilidade para resolver problemas urgentes e garantir que as informações estejam sempre atualizadas.

Por que foi preciso mudar para Google Workspace

O Google, como muitas das organizações que apoiamos, passou por mudança, experimentação e transformação ao imaginar como seria o trabalho no futuro pós-pandemia. 
De acordo com uma pesquisa do Gartner, 90% das empresas planejam trabalhar remotamente pelo menos parte do tempo, mesmo após a ampla adoção da vacina COVID-19. Essa mistura híbrida de trabalho em casa e no escritório tornou-se norma para muitas empresas.
Com isso, o Google pensou em uma plataforma que apoiasse as empresas com esse novo modelo de trabalho híbrido. Eles colocaram o Google Workspace no centro da própria transformação, onde tem o objetivo de proporcionar uma experiência de trabalho híbrido, que aprimore a colaboração, fortaleça a conexão humana e aumente o bem-estar das pessoas, onde quer que estejam e como trabalham.
Fonte: Google

Mas, qual a diferença entre o G Suíte e o Google Workspace?

O Google transformou o G Suíte em uma experiência mais integrada com suas ferramentas de colaboração e comunicação, e devido a essa repaginada chamou de Google Workspace, que representa a melhor a visão do produto.

G Suíte legado gratuito deixará de existir

Para entender o que pode levar o Google a ser flexível sobre o fim do G Suíte gratuito, é preciso analisar o contexto. O serviço surgiu em 2006, com o nome Google Apps, e permitia que qualquer usuário criasse contas no Gmail com domínio próprio. O registro de domínios é uma tarefa que, normalmente, tem pouca complexidade e custo baixo. Isso levou muita gente a registrar e usar esse domínio para criar contas de email personalizadas no Google Apps, afinal, a plataforma era gratuita. Essa facilidade durou até 2012, quando o Google Apps deixou de admitir contas gratuitas.
Felizmente, quem havia criado contas antes dessa mudança podia mantê-las, mesmo quando, em 2016, a plataforma foi rebatizada de G Suíte.
Agora, no início de 2022, o Google informou que as contas gratuitas serão encerradas. A opção é migrar para o Google Workspace, mas esse serviço é pago e está na etapa de transição dos usuários. A mudança está prevista para acontecer oficialmente no dia 1 de julho de 2022, mas a migração já precisa ser feita, para evitar interrupções e manter suas contas ativas.

E se eu não quiser migrar o G Suíte para Workplace?

Se você não fizer nada até 1º de maio de 2022, o Google vai começar a fazer o upgrade gradual da sua conta.
Será possível utilizar os recursos sem pagar nada até o primeiro dia de julho, como uma forma de degustação. Então, a partir daí, caso você não insira informações de faturamento, a conta será suspensa.
Você também pode solicitar a exportação dos dados das contas associadas da sua empresa, e migrar para outra plataforma de email. Mas, apenas administradores, como a id5 podem iniciar o processo de exportação.

Quer aderir ao Google Workspace?

Agora que você conhece o Google Workspace e o que pode fazer para facilitar a colaboração e a integração da sua empresa. Não perca tempo e comece a desfrutar de todos os benefícios dessa solução agora mesmo.
Você pode contar com a id5, uma das parceiras do Google no Brasil, para fazer o upgrade das suas contas, e com isso evitar mais traumas no processo de mudança.
Fale com nossos consultores, tire suas dúvidas e aproveite essa vantagem!