Gamificação: interação para obtenção de resultados

A estratégia de gamificação, que utiliza mecânicas de jogos em contextos diversos para alcance de resultados, tem sido utilizada por empresas interessadas em desenvolver habilidades específicas em seus ambientes de trabalho, impactar e fidelizar consumidores ou facilitar os processos de aprendizagem.

De acordo com o livro Gamification, Inc. publicado pela MJV Technology e Innovation, submeter-se a um processo de gamificação não significa necessariamente participar de um jogo, mas apoderar de seus aspectos mais eficientes (estética, mecânicas e dinâmicas) para emular os benefícios que costumam ser alcançados com eles.

Gamificação gerando negócios

No marketing, a gamificação tem ganhado espaço, principalmente nas estratégias de construção de relacionamento com consumidores para reconhecer seus interesses por meio de interações que beneficiem os dois lados. Na prática, os clientes acessam sites, acompanham redes sociais, comentam publicações, compram produtos ou utilizam serviços e geram retorno às empresas.

nplus

A fidelidade do consumidor é revertida em vantagens aos usuários, como posição em rankings, status social, descontos, brindes e produtos. Plataformas de gamificação, como o aplicativo BonusBox, fornecem pontos aos usuários a cada compra registrada nos sites de empresas parceiras, que podem ser acumulados e revertidos em produtos e descontos, por exemplo.

A GoPro lançou uma campanha que oferece a oportunidade de ganhar equipamentos e câmeras fotográficas diariamente, desde que se cadastrem e acessem o site da marca todos os dias. Além de fidelizar o consumidor com a campanha, a empresa consegue criar um banco de dados potencial para aplicação de estratégias futuras, como envio de newsletters com promoções, novidades e dicas do ramo da fotografia.

A Nike conseguiu desafiar seu público a obter melhores resultados na hora de praticar algum exercício com o aplicativo Nike+. A plataforma estimula o alcance de metas diárias e controla o desempenho do usuário fornecendo informações como distância percorrida e calorias gastas. A ferramenta, útil ao consumidor, também gera resultado à empresa, que pode mapear o perfil daqueles que praticam alguma atividade física para o desenvolvimento de novos produtos e campanhas.

Gamificação dentro da empresa

Dentro dos ambientes de trabalho, a gamificação pode ser utilizada para melhorar o relacionamento da equipe, corrigir e fortalecer medidas para alcance de metas, avaliar competências e até para recrutamento. Como dica para desenvolver habilidades de gestão, o aplicativo Simuland transforma o usuário em chefe, onde precisa colocar em prática noções de recursos humanos, finanças e controle de estoque.

Gamificação e educação

Syamado | Gamificação para escolas de inglês

A gamificação também tem sido recurso importante nos processos de aprendizagem. A estratégia tem ganhado espaço em escolas e tem facilitado o envolvimento do aluno com o conhecimento adquirido em sala de aula. Com as ferramentas gamificadas, os alunos desenvolvem seus conhecimentos e podem ter seus rendimentos monitorados, possibilitando ao professor uma análise geral da absorção dos conteúdos.

Como exemplo do engajamento de alunos e professores com a gamificação dentro das escolas está a ferramenta Sysmado, da System Idioma (cliente id5). Com login e senha, os alunos têm acesso a um caderno interativo de atividades com o qual acumulam pontos em troca de prêmios.

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