Google Analytics, entenda-o e mensure seus resultados

Google Analytics, entenda-o e mensure seus resultados


Uma das principais diferenças do Marketing Digital para a publicidade tradicional é que podemos mensurar nossos resultados de forma simples, e o Google Analytics entra de fato nesse ponto: medir!

Essa ferramenta quando bem utilizada, traz valiosas informações sobre sua performance digital. Ele consegue detalhar quantas pessoas visitaram o site em um determinado período e identificar se o usuário é novo ou recorrente, acompanhando todos os passos que foram dados. Além disso, mostra o tempo que o usuário permanece nas páginas, mensura as conclusões de metas e vendas. Dados importantes que ajudam a avaliar se sua estratégia de marketing digital está trazendo excelentes resultados.

Com simples implementações na ferramenta você consegue obter informações sobre seu público-alvo, como as descritas acima de maneira ágil e fácil.
Assim como na loja física, os usuários podem chegar até seu site através de diversos canais, de acordo com seus esforços de aquisição e de sua presença digital como um todo.

Conheça as principais fontes responsáveis por gerar tráfego no seu site do Google Analytics:

Direta

O visitante clicou no link de um arquivo fora do navegador ou então digitou por conta própria o endereço do site na barra de navegação.

Orgânica

O visitante chegou ao site através de um link na parte orgânica (gratuita) dos resultados de uma ferramenta de busca ou digitou o nome de sua empresa nos buscadores.

Email

O visitante recebeu um email com link para o seu site e realizou o acesso.

Busca paga

O visitante chegou ao site através de links patrocinados em uma ferramenta de busca. É possível verificar por quais palavras ele buscou para chegar ao site, a taxa de conversão e etc.

Links de referência

O visitante entrou no seu site a partir de um link em algum outro site, portal ou blog, por exemplo. É possível verificar em mais detalhes exatamente cada um dos sites.

Social

São os visitantes que chegaram ao clicar em links indicados nas mídias sociais. Também é possível desdobrar esse tráfego e ver exatamente como cada rede contribuiu.

Display

São cliques vindo dos anúncios no formato display, como banners, veiculados em sites, portais ou blogs.

Outro ponto relevante, é perceber que hoje em dia existem mais pessoas navegando na internet através de dispositivos móveis. Elas raramente vão além da primeira página de pesquisas do Google. Com a intenção de melhorar os resultados de busca para seus usuários, o Google prioriza os “sites responsivos”, ou seja, sites que se adaptam à tela de qualquer mobile, oferecendo uma melhor experiência.

Agora que você conhece alguns benefícios dessa ferramenta, poderá analisar e verificar se as ações de marketing digital estão funcionando.

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