id5 comemora 15 anos de inovação tecnológica em Alagoas

A id5 Soluções Web atinge o seu 15º ano de existência como referência na área de tecnologia em Alagoas. São mais de mil projetos já realizados e cerca de 300 em atividade, mantidos de forma simultânea pela empresa. A história de crescimento da id5 pode ser confundida com o desenvolvimento da área no estado, tendo em vista as inovações de relevância realizadas pelo empreendimento, como, por exemplo, o primeiro portal dinâmico de notícias local.

2014-09-30_1301“Iniciamos nossas atividades no fim da década de 1990, quando éramos apenas 2,5 milhões de usuários no Brasil, um pequeno grupo diante dos atuais 85 milhões de pessoas conectadas. Naquele momento, os sites eram um conjunto de documentos estáticos e a id5 já nascia pioneira, construindo os primeiros sites do mercado alagoano que acessavam bancos de dados e realizavam operações de negócio. Sem dúvidas, fomos a porta de entrada do mundo digital para muitas empresas locais”, considerou o CEO da companhia, Carlos Lima Jr.

As realizações da id5 não pararam por aí. A empresa tem em seu portfólio mais de 300 projetos publicados em wordpress, o que a torna a maior desenvolvedora dessa plataforma no estado. Quanto aos títulos, ela é considerada a única revendedora Google em Alagoas – o que significa que detém conhecimento para gerenciar soluções da gigante de buscadores.

“Podemos nos orgulhar de diversos outros pioneirismos, até mesmo em nível nacional. Lançamos, por exemplo, um dos primeiros CMS’s (sistema de gestão de conteúdo) do Brasil. Fomos também vanguardistas na criação de redes sociais privadas, antes mesmo da quase extinta rede social Orkut, levando as vantagens do mundo colaborativo para dentro das empresas”, acrescentou Carlos.

Outro destaque na história do empreendimento é o fato de ele ter sido um dos primeiros a adotar um padrão de desenvolvimento de softwares em código aberto – o que significa que a comunidade mundial pode trabalhar na correção, manutenção e evolução desse sistema -, agregando velocidade, qualidade e padrão mundial ao produto entregue ao cliente. A desenvolvedora também se diferencia por possuir um método automatizado de atualização de softwares, mecanismo utilizado por empresas como Amazon e Google.

15 anos | id5

O reconhecimento oficial de todas essas práticas de inovação veio em 2011, quando o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) concedeu à id5 o Prêmio MPE Brasil, voltado à competitividade das micro e pequenas empresas do país.

O que dizem os clientes

De acordo com o CEO, os avanços da empresa podem ser contados por meio dos desafios lançados pelos clientes nesses 15 anos. Na fábrica de derivados Sococo, por exemplo, as ferramentas da id5 possibilitaram o recebimento de pedidos, matéria-prima e o acompanhamento de relatórios gerenciais da companhia de forma muito mais rápida e automatizada.

“Desde 1999, a Sococo vem imergindo no cenário web e, a partir dessa época, formamos uma aliança forte com a id5, o que nos proporcionou maior agilidade nas operações estratégicas da empresa. A id5 tem hoje uma representatividade muito grande para nós, principalmente pela relevância das ferramentas desenvolvidas”, considerou o gerente de informática da Sococo, Manoel Pereira.

Evolução possibilitada por parcerias

Outro ponto ressaltado por Carlos Lima como fundamental para evolução dos processos da id5 foram as parcerias construídas ao longo desses anos. “Com a experiência de mercado, sentimos que inovação só se faz a várias mãos. Foram vários trabalhos realizados em conjunto com empresas parceiras. Somente assim é possível entregar projetos muito mais completos”.

Larissa Lima, diretora de projetos da Em Contexto, empresa especializada em Marketing de Conteúdo e parceira da id5 , endossou essa visão. “A internet nos dá acesso a uma infinidade de ferramentas para selecionar, produzir e divulgar conteúdo. Em contato com a id5, sempre encontramos as soluções mais adequadas à realidade dos nossos clientes”.

“Essa experiência com diversos segmentos e o conhecimento profundo dos desafios técnicos de uma presença web efetiva nos fazem querer evoluir continuamente no serviço que prestamos, tonando-nos prontos para exercermos a função de suporte tecnológico para que as empresas possam operar neste mundo hyperconectado”, finaliza Carlos.

No último ano a empresa passou por grandes mudanças. Deste seu modelo comercial até troca de softwares de controle e monitoramento de projetos. Os investimentos foram da ordem de R$ 300.000,00 envolvendo consultorias, treinamentos e reestruturação de software e servidores.

No início de outubro a empresa passará por uma auditoria dos seus processos de gestão mais uma fez pelo projeto MPE Brasil FNQ. Tudo isto para garantir a entrega de qualidade dos projetos e continuar levando uma presença web segura e efetiva para os clientes.

Quer saber mais? Entra em contato com a id5 pelo telefone 3337.3427 ou pelos perfis no  Twitter ou Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *