id5 no Flash Camp Brasil 2011

Este ano aconteceu pela segunda vez no Brasil (e em Maceió) o Flash Camp Brasil, o maior evento sobre Adobe Flash Platform (Flash/Flex/AIR) do país, reunindo os melhores profissionais de Rich Media do Brasil e do mundo, apresentando, discutindo e revelando inovações dessa tecnologia. Os Flash Camps têm total apoio e supervisão da Adobe Systems USA e já vêm acontecendo principalmente nos Estados Unidos e Europa. O evento costuma trazer representantes da Adobe, diretores de criação, diretores de tecnologia e CEOs de empresas referenciais do mercado de tecnologia e desenvolvimento. O Flash Camp 2010, realizado também em Maceió, foi considerado a melhor edição que já aconteceu no mundo. Um grande orgulho para nós e para os organizadores do encontro.

Como não podia deixar de ser, a equipe da id5 marcou presença a fim de trocar experiências e conhecimento com todos esses profissionais super gabaritados e ficar por dentro de tudo que está rolando, conhecendo de perto essas “mentes” por trás dos trabalhos. Entre as incríveis palestras que pudemos assistir estavam André Matarazzo, da Gringo; Grant Skinner, da GSkinner; Matt Snow, da Zynga (criadora do FarmVille e outros games pra Facebook); Fernando Reule, da Seagulls Fly; Gabriel Laet, da DoubleLeft; Daniel Dura, da Dedo Inc, entre vários outros que merecem um post inteiro só pra biografar um pouco de suas carreiras bem sucedidas. Foram vários nomes de peso na edição desse ano.

O que a equipe da id5 achou do evento

“Poder ver de perto e pegar dicas de profissionais que estão à frente das maiores e melhores agências do país e do mundo, num evento super bem organizado pela Action Creations, que nos deixa marcados no calendário e coloca Alagoas no circuito mundial de palestras e discussões da Adobe é algo que não tem preço,” diz Rodrigo Breck, designer e front-end developer da nossa equipe. “Sem dúvida, a parte que mais gostei foi poder ter acesso e trocar experiências sobre como eles encaram, organizam e gerenciam seus projetos e suas equipes. Eles trabalham com grandes mercados nacionais e internacionais, com equipes grandes e campanhas enormes. Suas metodologias são bem amadurecidas e eficazes. Nós já temos excelentes designers e desenvolvedores em nossa região, precisamos é implementar cada vez mais essas metodologias de grandes mercados aqui em nossas agências.” completa Rodrigo. “Muita gente interessante, desenvolvimento, publicidade, design de interfaces, programação e muita informação como dicas multimidia, tecnologias atuais e as que ainda estão por vir,” relata Fernanda Ourives, também designer do nosso time, que ainda arrebatou: “Ah, já ia esquecendo… até o coffee break foi demais!!! Tudo perfeito.”

Para nossos desenvolvedores, não faltaram assuntos pertinentes e discussões atualizadíssimas sobre novas tecnologias e ferramentas. Gustavo Cunha, analista de sistemas da id5, comentou: “Estar diante de profissionais que são referência no mercado e saber como eles lidam diante de grandes problemas é um grande aprendizado que vale qualquer esforço. É muito bom conhecer ideias diferentes da nossa realidade do cotidiano, abre um leque de possibilidades para incrementar o dia a dia e poder fornecer novas soluções aos nossos clientes.” Siderlan Santos, outro desenvolvedor da nossa equipe que esteve presente, frisou: “O Flash Camp Brasil mostrou o compromisso da Adobe em melhorar a Flash Plataform, e trazer a nós desenvolvedores, soluções atraentes no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, focadas em produtividade.” Ainda sobre o Flash, nosso front-end developer Marcos Armando destacou: “Grant Skinner mostrou um plugin, que ele mesmo desenvolveu pro Flash, capaz de compilar tudo exatamente igual em HTML5! Isso parece um bom começo para acabar com a briga entre essas 2 plataformas”.

Não poderíamos deixar de parabenizar toda a organização do evento que foi impecável em estrutura e na escolha dos palestrantes. Grandes patrocinadores e uma visível satisfação estampada no rosto dos participantes em ver que o encontro foi um sucesso de público. Tudo foi transmitido ao vivo por um dos patrocinadores e pôde ser acompanhado pela comunidade no mundo inteiro, o que reforça ainda mais a inserção do Brasil e de Alagoas como uma cidade não apenas bonita e turística, mas também tecnológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *