Close

Blog


Impactos causados pelo Coronavírus nos negócios

Diante da mudança no comportamento do consumidor, as empresas começaram a sentir os impactos causados pelo Coronavírus nos negócios.

impactos causados pelo Coronavírus

O avanço do Coronavírus no Brasil tem ditado a forma das empresas trabalharem, através do home office. Algumas optaram por férias antecipadas ou alteraram o seu horário de expediente para continuar ativas.

O fato é que, diversos donos de negócio estão preocupados com as consequências econômicas, que essa pandemia vai deixar.

Com menos pessoas nas ruas para evitar aglomerações, a tendência é que haja uma diminuição de clientes no comércio. O que afeta diretamente MEIs, trabalhadores informais, pequenas e médias empresas.

Os pequenos negócios respondem por 98% das empresas no Brasil, segundo números do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Eles são responsáveis por metade dos empregos gerados e quase 40% do total de salários pagos. Ao todo, praticamente 80% das micro e pequenas empresas atuam no comércio e nos serviços, que devem ser os setores mais afetados durante a crise pandêmica.

Por isso, pequenas e médias empresas devem rever seus planejamentos imediatamente para se adaptar o quanto antes. Já que a perspectiva comercial para as próximas semanas não é positiva.

*Fonte: Nexo Jornal

A importância do planejamento

Quando você faz o planejamento do seu negócio, consegue analisar os pontos estratégicos para sobreviver e prosperar, diante da crise.

Defina quais os caminhos possíveis para alcançar os objetivos organizacionais, neste momento.

As empresas de turismo, por exemplo, enfrentam o cancelamento de pacotes e reservas, e demitem parte dos seus funcionários. Já as do segmento e-commerce e delivery’s observam uma alta na demanda, e contrataram mais serviços de entrega.

É importante que cada empreendedor entenda o seu negócio. Analise as oportunidades, organize a sua empresa e divulgue para sua equipe. Se você não orientar seus colaboradores, o plano vai sair do rumo.

Faça o que estiver ao seu alcance

Aqui na id5, liberamos nossos colaboradores para trabalhar remotamente e evitar que o novo vírus se espalhe ainda mais por nossa cidade.

Outras medidas já foram tomadas por empresas, como a redução de times e horas trabalhadas, ou aumento do rigor na higienização do ambiente de trabalho, por exemplo.

O coronavírus está impondo um novo ritmo nas relações de trabalho do mundo. É necessário se adaptar aos novos hábitos para manter a produtividade e conter os impactos causados pelo Coronavírus nos negócios.

Uma coisa é certa. Daqui para frente o home office estará cada vez mais presente no mercado de trabalho, pois as vantagens são inúmeras.

Use a tecnologia para evitar o contato entre as pessoas

Diversas tecnologias são utilizadas para evitar o contato entre as pessoas nessa situação. Com isso, apoiamos o cancelamento de reuniões e eventos presenciais, independentemente do segmento que você atua.

Use videoconferência e aplicativos de conversa para falar com seus clientes e colaboradores. Se ainda não são utilizados em seu negócio, esse é o momento de começar a se beneficiar da tecnologia.

Existem diversas plataformas de comunicação eficazes, algumas até com recursos exclusivos para as empresas. Também tem boas plataformas gratuitas, como meet, WhatsApp e Hangout.

Isso ajudará a você na comunicação e irá diminuir os impactos causados pelo Coronavírus nos negócios.

Aprenda coisas novas

O que você acha de aproveitar esse tempo em casa para se capacitar e colocar seus estudos em dia?

Aproveite esse tempo para se atualizar, capacitar sua equipe, melhorar processos internos e fazer cursos online com temas fundamentais para a sua empresa. Muitos sites disponibilizam conteúdos e cursos gratuitos em suas plataformas.

Reduza os custos desnecessários

Um dos grandes desafios dos empresários é conseguir controlar os custos e despesas para manter as contas em dia.

Organize-se financeiramente e não entre em pânico, neste momento. Reveja todas as despesas que tem, e análise uma a uma.

Calcule as contas a serem pagas durante o período de crise, e separe o dinheiro antecipadamente.

Caso o orçamento aperte, renegocie suas dívidas. É importante definir qual é o limite máximo de gastos durante esse momento, para não se endividar.

Existem várias maneiras de reduzir os custos na empresa. Cabe a você avaliar, quais as que se adaptam melhor ao seu negócio.

Os impactos causados pelo Coronavírus

É inevitável, que algumas empresa vão ser impactadas com a crise do Coronavírus. Vivemos um momento de incertezas e ninguém sabe exatamente o que acontecerá nas próximas semanas ou meses.

É hora de pensar em novas estratégias.

A loja física precisa começar a se estruturar para o ambiente virtual, ter um planejamento digital, um site ou um e-commerce. Os restaurantes devem explorar mais o delivery,  e informar nas suas redes sociais, que fazem entregas dos seus pedidos. Já as empresas que aderiram a dinâmica de trabalho remoto, por exemplo, precisam automatizar seus processos.

Todos os negócios precisam da força das estratégias digitais para vencer os impactos causados pela pandemia nos negócios.

Nosso compromisso é te ajudar a entender os acontecimentos atuais, mostrando informações de confiança sobre o mercado, e apontar soluções para você continuar crescendo e vendendo.

Juntos iremos superar as dificuldades. Conte com a gente!

Já acompanha a id5 nas nossas redes sociais?

Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram. Siga-nos!

Entre em contato conosco!


Acompanhe nosso Blog

Confira nossos artigos e notícias sobre tecnologia e marketing.

Newsletter

Assine e receba todas as novidades sobre nossos produtos, promoções e notícias de marketing digital.

Certificações

Associados

Parceiros

Nosso WhatsappNosso Whatsapp