Close

Blog


A importância da cultura na gestão de talentos

A cultura organizacional é um importante elemento para o sucesso do seu negócio e da gestão de talentos. É a forma como sua empresa trata seus clientes e colaboradores, tornando-a única.

São muitos os desafios diários. Além de administrar o seu negócio, você precisa manter sua equipe motivada e engajada.

Se você quer saber como isso pode ser feito continue a leitura deste conteúdo.

gestão de talentos

Hoje em dia, para manter a competitividade nos negócios e crescer de forma inovadora, é necessário investir na formação de uma equipe de alta performance. Um time de talentos diversos, preparados para vestir a camisa da sua empresa.

Espero que a gestão de talentos já faça parte da sua estratégia de negócio. Se não, você precisa priorizá-la imediatamente.

Sua empresa está investindo nos melhores talentos

Um processo seletivo envolve várias etapas minuciosas para conhecer as competências dos candidatos. Por isso, contamos com a parceria da Recruitment, uma das maiores consultorias em Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção do Nordeste.

Nem sempre é possível encontrar um profissional pronto, com todos os requisitos para o trabalho. Em uma área comercial, por exemplo, as empresas querem pessoas focadas em resultados, com boa capacidade de comunicação, mas também com habilidades de organização e planejamento. Todas essas características juntas nem sempre estão presentes em um mesmo perfil, mas também vale a pena considerar a experiência e a maturidade que o candidato traz, para ter um profissional mais bem preparado.

Vale salientar, que você precisa oferecer treinamento para os colaboradores. Com essa prática constante, vai aprimorar as habilidades de cada um e ampliará suas competências.

Faça o teste de personalidade do seus colaboradores

Realizar um teste de personalidade é uma das melhores maneiras de conhecer as características da sua equipe. Além disso, ajuda na seleção de outros colaboradores que sua empresa necessita no time.

A internet está cheia de testes online, boa parte gratuitos.

Com eles, você conseguirá analisar algumas habilidades pessoais e profissionais na gestão de talentos.

Aqui na id5, utilizamos o site 16personalities. Aliado à análise de currículo, entrevista e dinâmica de grupo, esse teste complementa as informações que nosso recrutador precisa sobre os candidatos.

Transforme o local de trabalho em um ambiente único

Empresas podem ter culturas parecidas, porém não são iguais. É isso que torna cada empresa única e diferente de todas as outras. Quando os colaboradores percebem isso, ficam mais responsáveis e leais.

Faça da sua empresa um local bom para trabalhar, onde o bem-estar e motivação do seu time são pautadas diariamente. Seu funcionário tem que se sentir valorizado. Você pode fazer isso de forma simples e direta, seja com um anúncio público em uma reunião, uma premiação ou até com a entrega de um certificado.

As pequenas empresas têm a vantagem da proximidade entre os profissionais, permitindo que uma relação mais saudável seja estabelecida. Com o desenvolvimento de boas relações, fica mais fácil promover uma gestão mais eficiente dos talentos.

Então, além de adotar boas práticas de comunicação, estimule a interação entre seu time. Promova confraternizações, decore a mesa dos colaboradores no dia do aniversário e faça treinamentos voltados para o trabalho em grupo.

O desafio da retenção de bons colaboradores

Manter bons colaboradores é um desafio que precisa ser vencido diariamente, afinal, exige muitos esforços para a manutenção dos profissionais.

Muitas empresas conseguem montar boas equipes, que trazem resultados expressivos. Mas, de repente, seus colaboradores começam a se desligar por não encontrarem um ambiente que valorize o crescimento pessoal e desenvolvimento contínuo.

Por isso, faz parte da gestão de talentos a implementação de ações que promovam o desenvolvimento profissional, a avaliação constante, o reconhecimento e os meios para que os trabalhadores consigam crescer em suas carreiras.

Cases de sucesso de uma cultura organizacional forte

Para você compreender, em termos práticos, a importância da cultural organizacional, abordaremos agora os principais cases de sucesso sobre o tema.

O site wagglBrasil listou algumas empresas que conseguiram implementar uma cultura organizacional forte, e isso as ajudou em seu crescimento.

Google

Esse é um dos maiores exemplos que comprovam a importância da cultura organizacional.

Os funcionários do Google, a quem foram dados os apelidos carinhosos de Googlers, trabalham em um ambiente informal, divertido e muito vivo, o que contrasta com a maioria dos escritórios cultura organizacional mais séria e fria.

Uma das características mais marcantes da empresa é pensar no bem-estar do trabalhador. Os colaboradores, são bonificados frequentemente e tem mais qualidade de vida.

Por contar com profissionais mais engajados e produtivos, seus resultados são os melhores do segmento.

Facebook

O Facebook é a maior rede social existente, e ainda investiu na compra de outras redes, como WhatsApp e o Instagram.

O foco no trabalho em equipe e a comunicação aberta favoreceram a inovação e o crescimento sustentável da organização.

Dessa forma, a empresa apresenta uma preocupação em estimular o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores.

Como estratégia, os liderem dialogam com seus supervisionados de forma mais horizontal, deixando o método de hierarquia tradicional de lado, o que contribui para o respeito e o entendimento entre ambas as partes.

Twitter

O Twitter é outra rede social gigante nos tempos atuais, está atrás apenas do Facebook. No Brasil, o Instagram vem em segundo.

Uma das estratégias que a organização adotou para tal feito, foi a criação de uma gestão de talentos forte, baseada na promoção do trabalho em equipe e na diversidade.

No escritório do Twitter, os colaboradores são inseridos em um ambiente descontraído, amigável e motivador.

Além disso, o local de trabalho conta com atividades diferenciadas, como aulas de Yoga. Tudo pensando na qualidade de vida dos funcionários.

Apple

A Apple é uma das empresas de tecnologia de maior sucesso de todos os tempos, ao lado da Microsoft.

Para consolidar no ramo, a empresa criou uma gestão de talentos com foco na criatividade, a autonomia dos colaboradores no desenvolvimento de suas atividades e a inovação.

Com a liberdade dos profissionais para desenvolverem seus trabalhos, gerou soluções mais criativas e inovadoras para a empresa.

Adobe

A adobe é uma empresa que oferece soluções em software para os seus clientes. De forma geral, também oferece suporte e ferramentas profissionais, com opções diferenciadas de manuseio e configuração.

Além de proporcionar vantagens e benefícios semelhantes aos da maioria das empresas modernas contemporâneas, a Adobe apresenta uma gestão de talentos que evita o microgerenciamento, deixando seus colaboradores mais livres e confiando que eles darão o melhor de si na execução de suas atividades

Dessa forma, a Adobe é uma empresa que preza pela criatividade e acredita que ela e a inovação são estimuladas pela liberdade que os colaboradores têm no momento de produzir.

Os gestores assumem um papel de coach, guiando todo o processo, estudando métodos de avaliação e incentivando os profissionais da empresa a definirem suas próprias metas.

Netflix

A gestão de talentos foi intitulada como “Cultura Netflix: Liberdade e responsabilidade”. Como o próprio nome sugere, ela é baseada nos princípios da liberdade para os funcionários, desde que sejam respeitadas as suas devidas responsabilidades com a empresa.

Além disso, o documento do manifesto defende a importância da manutenção das condutas e dos processos flexíveis como solução para evitar gastos desnecessários gerados por um amplo sistema de controle.

Fonte: wagglBrasil

A importância da gestão de talentos

Toda empresa deseja ter em seu time os melhores profissionais do mercado, aqueles que trarão inovação e competitividade e colocarão sua marca em uma posição de destaque.

A melhor forma de garantir que as pessoas certas estarão com você é ter critérios de seleção e recrutamento bem alinhados com sua gestão de talentos.

Só assim, a organização consegue desenvolver as habilidades que são necessárias e aproveitar ao máximo as competências de cada colaborador.

Se você quer ficar informado sobre gestão, tecnologia e marketing, conheça o nosso blog.

Já acompanha a id5 nas nossas redes sociais?

Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram. Siga-nos!


Acompanhe nosso Blog

Confira nossos artigos e notícias sobre tecnologia e marketing.

Newsletter

Assine e receba todas as novidades sobre nossos produtos, promoções e notícias de marketing digital.

Certificações

Associados

Parceiros

Nosso WhatsappNosso Whatsapp