Você sabe quais os indicadores de desempenho digital da sua empresa?

Em tempos de campanhas offline como eram avaliados os indicadores de desempenho da sua marca? Você sabe responder quais eram esses indicadores? Não precisa se preocupar se essas perguntas não têm respostas, pois hoje elas não fazem mais tanta diferença. De fato, o marketing digital veio para otimizar as rotinas das agências e também apresentar resultados precisos e em tempo real para as empresas que investem na internet.

Os indicadores de desempenho são as métricas específicas  para os canais utilizados. Por exemplo, se a sua campanha no Facebook quer vender um determinado produto de sua loja, o seu  indicador de desempenho pode ser o clique no link ou conversão. Nesse caso, vai depender do objetivo configurado. O que não muda em nenhuma campanha no meio digital é a necessidade de acompanhamento, monitoramento. Saber aproveitar todo potencial de mensuração das mídias e assim, manter os investimentos nos canais que trazem um retorno melhor. Vamos supor que a sua campanha obtenha um número maior de vendas vindas da campanha de Google Adwords, então vale a pena injetar mais verbas nesse canal, além de buscar aperfeiçoamento em outras plataformas, como trocar o criativo nos anúncios do Facebook ou nas campanhas de Rede de Display.

Para que os indicadores sejam relevantes, eles devem ser mensurados por especialistas de marketing. Para facilitar essa mensuração, escolha um indicador-chave simples de ser monitorado e de fácil compreensão por toda a equipe. Compare indicadores. Eles precisam ser medidos com frequência e, em casos de erros, serem corrigidos mesmo que o processo esteja em andamento, tal como aproveitar oportunidades de aumentar o retorno sobre investimento, o famoso ROI. Outra prática recomendada é a análise dos dados das campanhas de marketing atuais sendo comparada com ações anteriores.

id5_blog_interna_presencaDigital

Vale destacar que para cada situação, as métricas são adequadas. É preciso planejar e definir o que mais atende às necessidades específicas da sua empresa.Confira algumas métricas que podem ser mensuradas em seus projetos:

Website: Primeiro de tudo, o site deve exibir conteúdo amigável para dispositivos móveis, como endereços e mapas dos pontos de venda físicos. Certifique-se também de que os números de telefone possam ser clicados e discado nos smartphones do seu cliente. Outras métricas em seu site para dar atenção: quantidade de visitas; pessoas que se cadastraram em sua página (leads); taxa de conversão de visitantes em cadastrados. Já para os e-commerces: número de transações; ticket médio e páginas com alto índice de abandono, elas podem indicar problemas de usabilidade.

Redes Sociais*: Nas outras redes sociais você deve acompanhar o aumento de seguidores desde que ela esteja associada a uma mudança em sua página e/ ou uma nova promoção no canal. Mas, observe o Engajamento e trabalhe em porcentagem. Pegue o número médio das curtidas e comentários em cada post e divida-o pela quantidade de seguidores. O valor encontrado é sua porcentagem de engajamento.

Email Marketing: As métricas mais usadas para essa ferramenta são: taxa de abertura; taxa de cliques (CTR); taxa de conversão; taxa de exclusão. Verifique se os links estão clicáveis e pratique sempre um teste A/B (o teste A/B promove duas versões diferentes de uma comunicação para ver qual tem o  melhor desempenho) trocando os botões do lugar, mudando cores e outros detalhes. Caso a taxa de exclusão esteja alta, personalize o conteúdo e envie-os de acordo com o interesses do seu público.

Não gaste tempo e seu dinheiro com investimentos equivocados.Quer saber como ter resultados nas suas ações de marketing digital?  Fale com um consultor.

ATENDIMENTO CONSULTIVO

*Atenção ao divulgar URL em contas do Instagram. O único link “clicável” na plataforma é o da bio e dentro do recurso Instagram Stories, caso seu perfil possua um número acima de 10 mil seguidores. Você deve atualizar todas as vezes que produzir um conteúdo novo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *