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Marketplace e e-commerce: Você sabe quais são as diferenças

Conheça as principais diferenças entre marketplace e e-commerce, e escolha o melhor modelo de negócio para iniciar o suas vendas online.

Marketplace e e-commerce

O mercado online oferece a possibilidade de conquistar independência financeira rapidamente. O que fez muita gente iniciar um negócio de vendas nos últimos anos.

Mas para começar, é importante ter um bom planejamento e identificar quais serão os próximos passos, para não ter surpresas.

As vendas pela internet crescem a cada ano. A prova disso está nos números. O setor de e-commerce registrou um faturamento de R$ 35 bilhões no primeiro semestre de 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. O valor representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período no ano anterior com o ticket médio na casa de R$ 301, mostrando estabilidade em relação a 2018. Segundo a ABComm, a Black Friday irá faturar R$ 3,45 bilhões em vendas online. Esteja preparado!

>> Veja também como preparar seu negócio para Black Friday 2019

Você está pensando em vender seus produtos pela internet? Ainda tem dúvidas de qual modelo irá se encaixar melhor no seu negócio! Vamos ajudá-lo a decidir.

Marketplace e e-commerce

É comum ter dúvida na escolha do modelo, que irá se encaixar melhor no seu negócio. Cada um tem características distintas, e fáceis de identificá-las.

O e-commerce, por exemplo, é uma loja virtual própria, que tem marca exclusiva. Quem investe neste modelo, fica responsável por todo o processo, da compra até a entrega. Já o marketplace, funciona de forma diferente, é um shopping virtual. Ele reúnem produtos de diversas lojas, e você ganha em cima do que vende. Você pode atuar como revendedor ou fornecedor.

Principais diferenças entre Marketplace e e-commerce

  •         Tempo e dinheiro

Se você tem dinheiro e quer investir em algo lucrativo, tenha uma loja virtual. Você terá em suas mãos uma máquina de vendas. No entanto, apesar de tantas vantagens, enfrentará vários desafios

Um site e-commerce exige muito cuidado. Precisa de uma excelente plataforma, com ferramentas de pagamentos, que atenda às suas expectativas dos clientes. Outro ponto importante é a logística.  Mesmo que a loja tenha bons produtos e fornecedores, necessita entregá-los em bom estado e em tempo hábil. Nesse modelo de negócio você terá responsabilidade com tudo, inclusive com a infraestrutura. Já no marketplace, a plataforma oferece toda infraestrutura. Você vai assinar um contrato com os valores acordados e passa a vender pelo shopping virtual. Seja como revendedor, que ganhará comissão sobre as vendas, ou fornecedor com porcentagens sobre o lucro.

  •         Visibilidade dos produtos

Para que seu e-commerce tenha visibilidade, você precisa ter estratégias eficientes. Apenas abrir um negócio online, não garante sucesso diante de uma concorrência tão acirrada. O Marketing digital é a melhor forma para alcançar seus objetivos. No e-commerce, o marketing é todo seu. Você investe quanto quer, onde quer, como quer, e ganha visibilidade para sua própria marca. Já nas plataformas de marketplace, você pode pegar “carona” em marcas famosas. Elas investem alto em marketing voltadas para promover sua marca e página. Sites como Americanas.com, Extra e Magazine Luíza, são exemplo disso. Possuem uma audiência elevadíssima e oferecem seus produtos aos shoppings virtuais.

>>  Veja aqui como atrair clientes para sua loja virtual.

  •         Oferta de benefícios ao cliente

O cliente que busca a compra online quer comodidade, praticidade e benefícios. Conseguir atender suas expectativas, é vital para o sucesso do negócio. Nesse item marketplace e e-commerce são praticamente idênticos.

Um dos benefícios que os clientes mais apreciam é a possibilidade de realizar seus pagamentos de várias maneiras. Ofereça todas as opções possíveis.

Como os marketplaces possuem uma operação maior, eles conseguem oferecer mais vantagens aos seus consumidores, como brindes e acessórios gratuitos. O que não impede do seu e-commerce também oferecer. Lembre-se de colocar no planejamento, para não extrapolar as despesas.

Qual é o melhor modelo para investir?

Agora que você já sabe as principais diferenças entre marketplace e e-commerce, está na hora de avaliar as vantagens e os riscos de cada modelo. Vale salientar que os dois podem ser usados paralelamente. Mais se for escolher, veja qual é a melhor opção para iniciar suas vendas online.

Tenha sua loja virtual e aproveite os benefícios dos shoppings virtuais para construir uma reputação no mercado e vender mais.
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