Otimização de imagens para web: saiba a importância

O site está lento para carregar e você não faz ideia do que está acontecendo? Acredite, resolver o problema pode ser bem simples! Muitas vezes a falha está no cadastramento das imagens. Como em qualquer outra área da vida, a web possui regras e as fotos colocadas nela devem ter determinados formatos, tamanhos, resoluções.

“Algumas pessoas utilizam imagens com resolução alta para a web, perfeitas apenas para trabalhos impressos. Às vezes diminuem o tamanho (em cm) e acreditam que, com isso, estão sanando a diferença. Essa prática pode comprometer o bom desempenho da plataforma”, aponta a gerente de relacionamento da id5 Soluções Web, Regi Mafra.

Falha na resolução de imagens | id5

Confira algumas dicas de otimização de imagens para web:

Escolha o formato corretamente:

Na hora de definir o tipo do seu arquivo, lembre-se dos padrões. Os três mais recomendados para a web são JPG, GIF e PNG.  No geral, o primeiro é utilizado em fotos; o segundo, em animações; e o terceiro, em logos, ilustrações – na maioria das vezes sem fundo. Nada de .BMP (bitmap).

Checar a sua imagem é simples. Clique no ícone com o botão direito do mouse e, em seguida, na opção PROPRIEDADES.

Observe a caixa abaixo: a nossa imagem exemplo foi salva em JPG, o formato mais usado na internet.

Propriedades de arquivo JPG | id5

Compacte a imagem:

O objetivo da compactação ou compressão de imagens é reduzir o peso do arquivo, acelerando o carregamento da imagem, sem perdas visíveis de cor e detalhe. Por padrão, prefira a resolução de 72 pixel por polegada (ppi).

 

Photoshop e a resolução de imagem

Alguns editores interessantes para essa ação são o Photoshop (no exemplo acima) e o Paint Shop Pro. Existem também programas gratuitos que dão conta do recado, como o Microsoft Office Picture Manager, que acompanha a suíte de aplicativos do Microsoft Office.

Nomeie corretamente

Na internet, evite o uso de acentos, espaços e caracteres especiais.
Para se adequar à maioria dos sites, prefira o modelo abaixo.

exemplo-de-resolucao.jpg

Viu como não é difícil?  Seguindo essas dicas, você melhora a experiência de quem navega pelo seu site a potencializa as chances de ser encontrado pelos buscadores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *