Acontece em Maceió o 1º PHP Fest: evento para comunidade de tecnologia.

Acontece nesta quinta-feira (28) a primeira edição do “PHP Fest” no auditório do Senac Poço às 18h30. Um encontro para aprender mais sobre programação web com uma confraternização embalada pela comida favorita do pessoal da tecnologia: pizza. A reunião é idealizado pela comunidade PHP-AL, junto com a turma do 0xE Hacker Club e com apoio especial de 3 empresas 100% alagoanas que produzem tecnologia. O intuito dessa noite é movimentar e unir os profissionais locais, fomentando o mercado na descoberta de talentos e difusão de conhecimento.

A id5 Marketing de Resultados é uma dessas empresas que está apoiando esse encontro. O CEO, Carlos Lima, acredita que esse tipo de iniciativa faz com que jovens programadores mantenham o interesse em difundir a área.

“Alagoas precisa fortalecer a sua comunidade tecnológica e isso é possível com esses eventos. Falar sobre PHP e trocar conhecimentos é sempre gratificante para ambos os lados.  A área de desenvolvimento web precisa de mentes inquietas e criativas e só descobrimos o potencial das pessoas trazendo-as para perto”, explicou.

Lucas Barros, idealizador do projeto, explicou que essa junção tem a ideia principal de agregar conhecimento e por isso, prepararam apresentações sobre temas atuais do mundo do desenvolvimento com PHP. “Traga sua vontade de aprender, ensinar, debater e fazer networking”, convidou.

O que é PHP?

É uma linguagem de desenvolvimento web “server-side”, ou seja, ela é responsável pela ação da aplicação web do lado do servidor conectando banco de dados ou processado dados (de entrada e saída) para o usuário final. “Hoje em dia é a mais usada pelo mundo, sendo adotada até por gigantes da web como o próprio Facebook, está em constante atualização e apresenta a cada dia novas funcionalidades além de melhoramento significativo de performance”, esclareceu o Gerente de Desenvolvimento da id5, João Bosco.

code-944504_1920

Assuntos abordados

Nos assuntos abordados serão discutidas: PHP7, Yii2 e Laravel. PHP7 é a mais recente versão, que incrementa importante mudanças de estrutura e performance. “Esse novo release chega a ser 9 vezes mais rápido que sua versão anterior”, completa Bosco.

Já Yii2 e Laravel são ”frameworks”, conjuntos de funções e padrões que facilitam o trabalho do desenvolvedor e agilizam a construção de uma aplicação através de uma estrutura. Cada um desses “frameworks PHP” tem suas peculiaridades. “Enquanto o Yii2 foca em desempenho superior e reaproveitamento de código, o Laravel tem como ponto forte a curva de aprendizado amigável e a simplicidade no uso. Porém, ambas são ferramentas poderosas na mão de um programador, cabendo a ele escolher a melhor aplicação para cada”, explicou o gerente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *