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QR CODE a ponte entre o físico e o virtual

A tecnologia afeta drasticamente o modo como vivemos e a forma como lidamos com as coisas. O surgimento de uma nova ferramenta faz aquilo de usamos até uns dias atrás parecer feio e inadequado.

Você já se pensou quando foi a última vez que escreveu uma carta? Onde é mesmo a loja dos Correios mais próxima da sua casa?

E assim é com tudo.

Uma dessas novidades… Na verdade, com a velocidade em que a tecnologia anda, já nem é “tãooo” novidade assim. Mas vejamos.

Estou falando do QR CODE. Sabe o que é?

É um programa utilizado para enviar mensagens cifradas em um código de barras 2D, que é capaz de armazenar um volume maior de informações do que o código de barras que já conhecemos.

O código é gravado como uma imagem ou como um código HTML. Para ler, é só entrar no aplicativo pelo celular e então apontar a câmera para o código. Em instantes, ele mostra o que está por trás do código —pode ser um site, um SMS, telefone ou texto. Mas é preciso antes baixar o aplicativo que lê o código.

Mas para que serve o QR Code?

No início logo se pensou que ele seria o substituto dos códigos de barras nos produtos de supermercados e outros, mas foi o segmento de serviços e a publicidade que melhor absorveu a nova tecnologia.

Bons exemplos de utilização são as listas de casamento e convites para festas, que agora não utilizam mais papel, descartando custos com impressão e entrega em domicílio. Agora basta criar o hotsite, enviar o link para a lista de convidados e solicitar a confirmação de presença. Ao confirmar presença, é solicitado o e-mail ou o celular do convidado e o QR Code é enviado para ambos. Depois basta passar o celular com o mesmo na leitora na porta do evento. O código é pessoal e intransferível, contendo o nome do convidado. A vantagem é que pode ser levado na tela do smartphone, em vez de em um envelope.

A TAM foi uma das primeiras empresas a utilizar o QR CODE, tanto como publicidade, quanto em serviços. Em dezembro de 2012 um QR CODE foi adesivado nas janelas das aeronaves e ao ser lido pelos celulares levava os clientes a um ambiente de realidade aumentada com a campanha de fim de ano. Desde outubro do mesmo ano a empresa também faz uso do código para facilitar o check-in através do celular. O aplicativo permite localizar o e-Ticket e gerar o código 2D, que será escaneado pelos agentes de segurança do aeroporto para entrar na sala de embarque, ou pelos funcionários da TAM para o ingresso na aeronave. Tudo direto na tela do aparelho. O check-in é feito pela internet e o passageiro só precisa passar no balcão caso tenha bagagens para despachar.

Existem inúmeras formas de utilização do QR CODE. Tem até em camisetas, outdoors e muros das cidades. Mas é preciso atenção. Não adianta colocar o QR CODE em locais que sejam impossíveis para o celular reconhecer o mesmo. Outro ponto que precisa ser levado em conta é a informação. É preciso que o leitor entenda e se interesse e pelo conteúdo que o “código” oferece, de outra forma não se dará ao trabalho de escanear o mesmo para ver o que tem por trás.

Algumas utilizações chamam a atenção pelo serviço prestado. Recentemente em Maceió, a advogada e escritora Fernanda Marinela, utilizou o QR CODE em seu último livro. O código impresso no livro leva o leitor a um vídeo promocional com informações adicionais sobre o mesmo. Outro exemplo foi a utilização do QR CODE na Revista do Réveillon Celebration 2013, que possibilitava baixar a revista no tablete ou celular para ser compartilhada através das redes sociais.

Já a especialista em marketing digital Martha Gabriel, utiliza largamente o QR CODE, tanto em suas palestras, marcando cada tela dos PPs, quanto em seu livro, facilitando ao leitor o acesso aos links sugeridos e a conteúdo adicional.

Se você parar para observar verá que o QR CODE está por toda parte. Nas embalagens de produtos, nas revistas, e até camisetas e outras peças publicitárias.

A ferramenta que em princípio surgiu para resolver um problema de armazenamento acabou ganhando outras utilidades e devido à facilidade de produção e uso é utilizada inclusive para diversão, transferindo arquivos de música, pequenos vídeos e imagens entre amigos.

A cada hora aumenta mais a curiosidade do que há por trás daquele desenho, cheio de entrelinhas, como se fosse um labirinto. A publicidade não iria deixar essa curiosidade sem respostas.

A id5 está atenta ao movimento da internet em direção ao “mobile” e já oferece ao mercado soluções como QR CODE aplicado a diversos materiais, convites através do celular e a adequação dos sites para o ambiente “mobile”.

 Com informações de:

http://www.mobiletime.com.br / http://downloads.uol.com.br/celular/utilitarios/qrcodereader.jhtm

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/tam-usa-realidade-aumentada-a-bordo-das-aeronaves

http://www.marinela.ma/

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