Você sabe o que significa arquitetura da informação?

A arquitetura da informação se destaca como uma premissa muito importante para a construção de apps, websites e suas versões mobile. Apesar disso, seu significado ainda é desconhecido pela maioria das pessoas.

Arquitetura da Informação faz parte dos serviços da id5

O arquiteto da informação organiza as informações do website levando em consideração três pontos: o conteúdo, o contexto e você (Foto: reprodução)

Se você considera sua navegação rápida e intuitiva em alguns sites, isso não ocorre à toa. A realização de uma plataforma digital compreende diversas etapas, sendo uma delas a de arquitetura da informação, na qual um profissional planeja a apresentação, organização e disposição das informações que você acessa.

“O arquiteto da informação pensa na usabilidade do usuário. Ele organiza as informações de um website para que elas possam ser encontradas da maneira mais rápida possível e para que os visitantes tenham alcançados seus objetivos ao deixarem o endereço virtual”, explica o CEO da id5, Carlos Lima Jr.

Esse suporte é essencial ao desenvolvimento de interfaces que facilitem o fluxo de informações úteis e relevantes e pode ser um diferencial na construção de qualquer software. Confira algumas razões para sua empresa contratar um serviço de arquitetura da informação:

  • Você costuma receber reclamações ou dúvidas sobre informações que já se encontram no site da sua empresa, mas que não foram achadas pelos usuários;

  • Você precisa de uma interface mais atual em comparação com o que existe no mercado;

  • Você não sabe se a quantidade de opções e itens de menu estão bem distribuídas e se é fácil acessar sua plataforma.

Em resumo, a arquitetura “arruma o esqueleto” da plataforma, que serve de base para todas as demais partes, levando em consideração forma, função, interface, interação e visual.

O que é necessário saber?

Para arquitetar a informação de um site, além de conhecer o público-alvo da plataforma – seus hábitos, necessidades e comportamentos – é interessante estar por dentro do conteúdo a ser publicado. Nesse caso, não basta apenas saber suas características formais, se é volumoso ou não, dinâmico ou estático, etc. É interessante entender o contexto no qual ele será inserido, se corporativo, político ou livre. Somente com todas essas informações, o arquiteto pode elaborar um bom projeto.

Gostou? Então continue ligado no blog da id5 e saiba outras expressões, profissões e serviços comuns ao mundo da web. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *